O Controle adaptativo do Xbox vai vir com pacote especial, veja mais

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Anunciado em maio, o Xbox Adaptive Controller foi projetado para pessoas com mobilidade limitada. O design do controle leva em consideração as necessidades dos jogadores que podem não ser capazes de segurar um controlador por um longo tempo ou alcançar todos os botões. É uma peça de tecnologia importante e com visão de futuro, mas os esforços da Microsoft não param apenas no controle.

O controle virá dentro de uma embalagem inovadora que visa facilitar o unpacking por pessoas com problemas de mobilidade, segundo anúncio da Microsoft hoje. Em desenvolvimento há quase um ano, a embalagem foi criada em parceria e baseada no feedback de várias pessoas que têm mobilidade limitada, assim como o controle. Os projetistas de embalagens da Microsoft, Kevin Marshall e Mark Weiser, disseram durante uma apresentação com a participação da GameSpot que você não tem uma segunda chance de causar uma boa primeira impressão, e isso é parte da razão pela qual eles colocaram tanto esforço na embalagem do controle.

Os designers criaram mais de uma dúzia de protótipos antes de chegarem à versão final. Eles pensaram em desafios relacionados às pessoas não serem capazes de entender, enquanto os materiais também eram importantes, porque algumas pessoas precisariam abrir a embalagem com os dentes. Como você pode ver na imagem acima, a embalagem usa fitas e laços que pessoas com mobilidade limitada podem ser capazes de compreender com mais facilidade.

Além disso, ele pode ser aberto com as mãos ou os pés, enquanto as pessoas também podem usar a gravidade para ajudar o controle a sair da caixa. O controle em si é posicionado na parte inferior da caixa para que, se alguém precisar retirá-lo da caixa, não caia e provavelmente não seja danificado. Além do mais, existem extremidades abertas na embalagem do cabo para que possam deslizar facilmente.

Marshall e Weiser disseram que esperam que o pacote do Xbox Adaptive Controller ajude a estabelecer um precedente para outros controladores adaptativos que outras empresas possam criar no futuro. Os desenvolvedores falaram sobre como eles projetaram a embalagem com a intenção de não se sentirem “alheios”, mas sim que isso ajudaria os jogadores com deficiência a se sentirem empoderados. Confira mais no vídeo abaixo:

Compartilhar

Sobre o Autor

25 anos. Desenvolvedor Full-Stack na Impulso TI. Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Pós-graduando em Data Science & Big Data pela PUC Minas. Entusiasta Linux e defensor do Software Livre. Resolvedor de Cubo Mágico e Retro Gamer nas horas vagas. Aprecia uma boa cerveja em companhia dos amigos.