Precisamos falar sobre teclado e mouse no Xbox!

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Bom dia caro leitor!

Se você acompanha todas as notícias e novidades do mundo dos games, já deve saber que desde 14 de Novembro do ano passado o Xbox permite o uso de teclado e mouse em alguns jogos.

A questão da utilização de tais periféricos em consoles geram POLÊMICAS. Muitos usuários consideram injusto a utilização de teclado e mouse contra controles, o que de fato em jogos competitivos, a jogatina pode ser prejudicada.

O posicionamento da Microsoft sempre foi “o desenvolvedor que decide como implementar“! Assim como em muitas outras coisas, como na escolha da resolução dos jogos, nos seus consoles. Neste ponto, as escolhas que um desenvolvedor tem a sua disposição, podem garantir o sucesso ou o fracasso de um jogo, me referindo especificamente a jogos fps, tps e rts competitivos. Convenhamos que ambos concedem vantagem considerável aos periféricos se comparados aos controles convencionais. Porém, tal vantagem é anulada, quando é dada a opção de escolha ao usuário de controles. Se ele é o elo mais fraco da corrente, cabe a ele decidir se enfrentará apenas usuários de controles ou qualquer jogador. O problema então, passa a ser dos lobby que com, somente usuários de teclado e mouse, em determinados jogos, podem não haver players suficientes para iniciar uma partida. Mas que cada um, viva com as perdas e ganhos de cada decisão.

Se a decisão de implementar o recurso é do desenvolvedor, então a lista não está nas mãos da Microsoft. Isso é um fato, até onde sabemos. Mas, divulgar uma lista como a que foi anunciada provoca um pequeno sentimento de vergonha alheia.

Sem mais divagações vamos aos jogos que dão suporte.

Atualmente os jogos que contam com suporte aos periféricos são Bomber CrewDeep Rock Galactic, FortniteMinecraftStrange BrigadeWarframeWar Thunder, Wargroove, Warhammer: Vermintide 2X-Morph Defense. Futuramente contarão com o suporte os jogos Children of Morta, DayZ, Gears of War 5, Minion Master, MoonlighterRobloxVigorWarface.

Por mais que não dependa da Microsoft a implementação de tal recurso, seria bom para os usuários, que ela desse uma provocada nas produtoras de jogos como PUBG, Call of Duty e Battlefield. E como desenvolvedora do RTS, Hallo Wars e Hallo Wars 2, também acredito que seria de bom tom, dar suporte a tais jogos.

Particularmente acho que de toda a lista, Fortinite é o único jogo que poderia juntar um número expressivo de players para utilização dos periféricos, apesar de que, este que vos escreve detesta jogar especificamente Fortinite no teclado e mouse. Ao meu ver, carece de muita personalização nos comandos default, pois não são nadas intuitivos, já no controle convencional se tem uma maior intuitividade. Mas estou longe de ter a pretensão em ser o player padrão, só uma opinião que acredito muitos não compartilharem, “e isso é ótimo!”

Mas acredito que muitos como eu, que aguardavam mais essa feature, se frustraram ao ver a lista de jogos.

A parte boa é que na próxima geração, “que esta já está logo ali, virando a esquina,” essa feature ganhe mais força assim como o crossplay, crosbuy, crosssave, crossqualquercoisa, para que, nós jogadores tenhamos sempre mais e mais opções de jogarmos quando e onde quisermos.

O que você achou da lista de jogos? Também se frustrou ou não da a mínima para esta feature? Deixe nos comentários.

Compartilhar

Sobre o Autor

Diego Ranieri

Engenheiro civil, mineiro/rondoniense, gamer no período que sobra, hipnotizado por tecnologia e fã do Xbox. Adora ficar em casa jogando numa boa party, mas também adora beber boas cervejas e conversar sobre tudo, inclusive games.

  • Aokrumenauer

    Eu sempre fui contra as vantagens que um player pode ter para o outro. Tanto por conta do equipamento como um console Premium quanto o Pay to win. Mas ambos n vem ao caso. Se for um sucesso o mouse e teclado em um jogo, como por exemplo o PUBG ou Fortnite, deveria abrir um modo específico como jogar só com pessoas que estão usando tais periféricos. Mas só se for um sucesso mesmo, coisa que eu acho difícil mts players adquirirem mouse e teclado compatíveis para os consoles, onde que o intuito inicial de um console é o custo benefício que traz.

  • Eduardo Luiz

    Curti e concordo com o pensamento do Autor.